sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Mais questoes de DireitoCivil

01 - Assinale a alternativa correta em relação à Lei n.8.245/91, que regula as locações.


a) Na hipótese de o imóvel ser alienado durante a locação, o adquirente poderá denunciar o contrato, com prazo de 90 (noventa) dias para a desocupação, salvo se a locação for por tempo determinado e o contrato contiver cláusula de vigência em caso de alienação, não sendo obrigatória a averbação do contrato junto à matrícula do imóvel.

b) Na hipótese de extinção do usufruto, é facultado ao nu-proprietário a denúncia do contrato de locação, com prazo de 90 (noventa) dias para a desocupação, salvo se tiver havido aquiescência escrita do nu-proprietário, ou se a propriedade estiver consolidada em mãos do usufrutuário.

c) Na hipótese de o imóvel ser alienado durante a locação, o adquirente poderá denunciar o contrato, com prazo de 30 (trinta) dias para a desocupação, salvo se a locação for por tempo determinado e o contrato contiver cláusula de vigência em caso de alienação e estiver averbado junto à matricula do imóvel.

d) Na hipótese de extinção do usufruto, é facultado ao nu-proprietário a denúncia do contrato de locação, com prazo de 30 (trinta) dias para a desocupação, salvo se tiver havido aquiescência escrita do nu-proprietário, ou se a propriedade estiver consolidada em mãos do usufrutuário.

02 – A respeito da renovação do contrato de locação comercial, é correto afirmar:

a) O prazo para propositura da ação renovatória é prescricional.

b) Tendo em vista que o contrato é lei entre as partes, pode-se considerar válida a cláusula contratual que exclui o direito do locatário à renovação do contrato.

c) A ação deve ser proposta no interregno de um ano, no máximo, e até seis meses no mínimo, anteriores à data da finalização do contrato a prorrogar, sob pena de decadência do direito.

d) A ação deve ser proposta no interregno de seis meses, no máximo, e até três meses no mínimo, anteriores à data da finalização do contrato a prorrogar.

03 – É correto afirmar que na locação de imóveis urbanos

a) No contrato, pode o locador exigir do locatário mais de uma das modalidades de garantia.

b) salvo expressa disposição contratual em contrário, as benfeitorias voluptuárias introduzidas pelo locatário serão indenizáveis e permitem o exercício do direito de retenção.

c) Não havendo acordo, o locador ou o locatário, após 3 anos de vigência do contrato ou do acordo anteriormente realizado, poderão pedir revisão judicial do aluguel, a fim de ajustá-lo ao preço de mercado.

d) A cessão do contrato poderá ser feita, independentemente do consentimento prévio do locador.

04– Acerca de locação de prédio urbano, assinale a assertiva correta.

a) Ocorrendo pluralidade de locadores, a presunção é de solidariedade.

b) Morrendo o locatário, cessa inexoravelmente a locação.

c) A cessão da locação independe do consentimento do locador.

d) As benfeitorias necessárias feitas pelo locatário serão sempre indenizáveis, sendo nula estipulação em contrário.

Nenhum comentário: