quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Exercícios Direito Civil

Exercícios de contratos


1.- “A”, não querendo perder um imóvel de sua propriedade, ante o fato de se encontrar em dificuldade financeira transitória, vende-o a “B”, sob a condição de recobrá-lo no prazo de dois anos contados da venda, mediante restituição do preço e de todos os dispêndios feitos pelo comprador.

Pergunta-se:

a) Qual é a cláusula adjecta a que está subordinada a compra e venda e qual é o caráter da condição nela inserida? Explique e indique o fundamento legal. Referida cláusula confere direito real? Por que? Fundamente.

b) O comprador responsabiliza-se, desde logo, pelos riscos que pesam sobre o objeto? Por que? Fundamente.
2.- Um fazendeiro compra um trator de uma firma, ficando pactuado, porém, que a venda só considerar-se-á perfeita se, num prazo determinado, ficar constatado que a máquina lhe satisfaz, sendo a mesma imediatamente entregue ao comprador, para experimentação. Pergunta-se:

Pergunta-se:

c) Qual é a cláusula adjecta a que está subordinada a compra e venda e qual é o caráter da condição nela inserida? Explique e indique o fundamento legal.

d) Referida cláusula confere direito real? Por que? Fundamente.

e) O comprador responsabiliza-se, desde logo, pelos riscos que pesam sobre o objeto? Por que? Fundamente.
3.- Antônio comprou um imóvel residencial que se encontra alugado a Benedito, por meio de contrato escrito ora prorrogado por tempo indeterminado. O contrato de locação contém cláusula de vigência em caso de alienação do bem e está registrado na serventia competente. Antônio quer a desocupação do imóvel, alegando que a venda rompe a locação. Benedito quer permanecer no prédio locado, sustentando que seu contrato deve ser respeitado pelo adquirente, em função da cláusula de vigência. Quem está com a razão e por que? Indique o fundamento legal.

4.- O locatário, titular de contrato escrito, de natureza residencial, prorrogado por tempo indeterminado, não registrado perante o cartório competente, tem direito de preferência na aquisição do imóvel locado, se for alienado pelo proprietário? Justifique a resposta.

5.- Podem os ascendentes vender e doar aos seus descendentes? Justifique.

6.- O compromisso ou promessa de compra e venda pode constituir direito real? Justifique.

7.- Todo ato jurídico comporta condição. Assinale a exceção que não comporta:

a) direitos inerentes em toda plenitude à personalidade humana.

b) direitos inerentes aos contratos de compra e venda sem cláusula de arrependimento.

c) direitos inerentes à alienação fiduciária em garantia.

d) direitos inerentes à venda à contento.

8.- A Lei nº 8.245/91, que dispõe sobre as locações de imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes, não se aplica:

a) aos imóveis locados à União Federal, aos Estados e aos Municípios.

b) aos espaços destinados à publicidade em paredes ou muros de imóveis.

c) aos imóveis locados a escolas públicas e aos hospitais.

d) aos espaços ou unidades comerciais em shopping center.

9.- Durante o prazo estipulado para a duração de um contrato de locação:

a) o locatário poderá, imotivadamente, devolver o imóvel e pagar multa proporcional ao locador.

b) o locador poderá retomar o imóvel imotivadamente, indenizando o inquilino das despesas de mudança e pagando a multa pactuada.

c) nem o locador, nem o locatário, em nenhuma hipótese poderão denunciá-lo imotivadamente, pois devem respeitar o prazo contratual estabelecido.

d) o locatário não poderá, imotivadamente, devolver o imóvel, mas o locador poderá denunciar o contrato se pedir o imóvel para uso próprio ou de descendente ou ascendente.

10.- A cláusula inserida no contrato pela qual os contratantes anuem que a venda se desfaça, caso o comprador deixe de cumprir suas obrigações no prazo estipulado, designa-se:

a) retrovenda.

b) Perempção.

c) Reserva de domínio.

d) Pacto comissório.



11.- O pacto comissório é:

a) cláusula contratual pela qual um dos contratantes nomeia pessoa para representá-lo na assinatura de escrituras ou atos de transferência de domínio.

b) cláusula contratual pela qual, não se pagando o preço até certo dia, fica facultado ao vendedor desfazer o contrato ou pedir o pagamento do preço.

c) forma de extinção das obrigações, pela qual o credor cede o seu crédito a terceiros, transferindo-lhes os direitos dele decorrentes, com a anuência do devedor.

d) acordo entre os diversos credores de comerciante em concordata, pelo qual o comissário assume a direção da concordatária e pactua o pagamento proporcional dos créditos privilegiados e dos quirográficos.

12.- Na área rural de um determinado município, existe um armazém alugado para uma pessoa física, com a finalidade específica de ali explorar o ramo de venda, a varejo, de alimentos e de bebidas. Essa locação:

a) tem natureza rural, sendo, pois, regulada pelo Estatuto da Terra e pela legislação correlata.

b) tem natureza não residencial, sendo, pois, regulada pela atual Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91).

c) tem natureza não residencial, mas a ela não se aplicam as disposições do Estatuto da Terra nem as da Lei do Inquilinato, sendo regida, pois, pelo Código Civil.

d) não é tratada como locação, mas sim como posse, estando sujeita às medidas possessórias específicas previstas no Código Civil e no Estatuto da Terra.



13.- Durante a vigência do prazo determinado de uma locação residencial, o locador:

a) Não poderá reaver o imóvel locado e o locatário não poderá devolvê-lo.

b) Somente poderá reaver o imóvel locado se demonstrar que necessita do mesmo para uso próprio e o locatário somente poderá devolvê-lo se for transferido de emprego para fora da Comarca onde se situa o imóvel.

c) Somente poderá reaver o imóvel locado se demonstrar que necessita do mesmo para uso próprio, de ascendente ou descendente, e o locatário não poderá devolvê-lo, a não ser que notifique o locador de seu intento com antecedência mínima de seis meses e pague integralmente a multa prevista no contrato.

d) Não poderá reaver o imóvel locado e o locatário poderá devolvê-lo, pagando proporcionalmente a multa pactuada no contrato.



14.- De acordo com a Lei Inquilinária (Lei nº 8.245/91), é vedado, sob pena de nulidade da cláusula contratual, exigir:

a) no mesmo contrato, dois ou mais casais de fiadores.

b) quando não há garantia de espécie alguma, o pagamento antecipado do aluguel.

c) no mesmo contrato, seguro fiança e fiança bancária.

d) nos contratos de locação para temporada, garantia fidejussória.

15.- Assinale a alternativa correta:

a) Na venda “ad mensuram”, uma vez verificado que a área não corresponde às dimensões dadas, o comprador poderá, desde logo, reclamar a rescisão do contrato ou o abatimento proporcional do preço.

b) A “venda por amostra” não é venda condicional, uma vez que o vendedor garante ao comprador que a mercadoria alienada tem as qualidades da amostra apresentada.

c) Na venda “ad mensuram”, uma vez verificado que a área não corresponde às dimensões dadas, o comprador poderá, desde logo, exigir o complemento da área e, não sendo isso possível, o de reclamar a rescisão do contrato ou abatimento proporcional do preço.

d) Na venda de imóvel como coisa certa e discriminada, na qual foi apenas enunciativa a referência às suas dimensões, verificando-se que a área não corresponde às dimensões enunciadas, o comprador não poderá exigir o complemento da área, mas poderá requerer a rescisão do contrato ou abatimento proporcional do preço.

16.-Nas locações entre lojistas e empreendedores de shopping centers, a estipulação de pagamento pelo locatário da chamada “res sperata” é:

a) anulável, pois implica em forma oblíqua de cobrança antecipada de aluguéis.

b) lícita, à medida que tem por escopo remunerar os projetos de estruturação e divulgação do empreendimento.

c) ilícita, porque as despesas de padronização das instalações do empreendimento devem ser custeadas pelo empreendedor.

d) nula, porque constitui excesso de garantia do pagamento dos aluguéis.

Nenhum comentário: